Nove cidades do interior do Estado do Piauí decretaram estado de emergência em decorrência das fortes chuvas e mais cinco devem pedir. As informações  forma repassadas pelo secretário de Defesa Civil,  Raimundo Coelho.

Segundo ele, já decretaram emergência os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Capitão de Campos, José de Freitas, Lagoa Alegre e  São João do Arraial. O prefeito de Teresina pediu ontem também. 

O secretário afirma que mais cinco municípios vão decretar emergência ainda hoje. São eles: Barras, Esperantina, Batalha, Coivaras e Campo Maior.

“Tratamos da montagem da logística para o corpo de bombeiros ter suporte  e identificação das áreas de risco. Estamos sugerindo ao governador que seja decretada emergência nesses cinco municípios até hoje”, afirmou. 

O secretário de Governo, Osmar Júnior, representou o governador Wellington Dias na reunião. Ele afirma que  todos os órgãos do Estados foram alertados para atuarem na ajuda das famílias atingidas. 

“São cidades em situação grave e que nos deixam preocupados. Houve uma pronta resposta após o acidente na Vila Rodoviária. É importante tomar providências com relação ao futuro. Fizemos um balanço da situação do Piauí. O alerta é que as chuvas continuarão. Portanto temos que nos preparar para eventualidades como a que ocorreu na noite de ontem em Teresina”, disse.

Segundo Osmar Júnior, o Estado se encontra em alerta máximo.

“Foi definido o comando central com Corpo de bombeiros, defesa civil e a Sasc. O governador determinou que todos os órgãos estejam a disposição das ações coordenadas pela equipe. O DER fica com equipes montadas para atuar. A secretaria de Saúde também. O Estado está em estado de alerta”, destacou Osmar Júnior.

(*) Lídia Brito, Cidade Verde