Durante a temporada 2013, a possibilidade de o Estado do Piauí perder uma de suas vagas na Copa do Brasil do próximo ano esteve em pauta. O número de participantes por estado é definido de acordo com o ranking nacional de federações, e a Federação de Futebol do Piauí estava no limite das duas vagas. Foi aí que a campanha do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro, a melhor de um piauiense na história da competição, garantiu a quantidade de vagas do estado.
A pontuação das entidades é obtida através da soma da pontuação de todos os clubes do estado no ranking nacional de clubes (RNC). A FFP, na última atualização do RNC em dezembro de 2012, ocupava a 22º posição, com 2.468 pontos, última colocação que dá direito a duas vagas na Copa do Brasil. Logo atrás, vinha a federação do Espírito Santo, com 2.433 pontos.
Como o ranking conta apenas os pontos dos últimos cinco anos, na próxima atualização serão descartadas as pontuações de 2008, ano em que o River-PI chegou à segunda fase da Copa do Brasil e o Picos à segunda fase da Série C. Sem estes pontos contabilizados, o Piauí ficaria em desvantagem em relação ao Espírito Santo, dependendo de um bom desempenho de seus clubes nas competições nacionais, principalmente em relação às equipes capixabas.

Confusão na Copa do Brasil
O novo modelo de ranking foi adotado apenas em 2012. Anteriormente, eram contabilizadas as pontuações dos clubes desde a década de 50. Com a mudança de critérios, a Federação do Espírito Santo perdeu uma vaga na Copa do Brasil 2013 para o Acre e reclamou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após discussões, a solução encontrada foi a disputa de uma pré-copa, com times dos dois estados, onde o vencedor poderia entrar para o certame nacional.
A Desportiva Ferroviária venceu a pré-copa contra o Atlético Acreano e manteve o Espírito Santo com dois representantes na Copa do Brasil. Nessa competição, piauienses e capixabas tiveram desempenho idêntico, com todas as equipes desclassificadas na primeira fase; Flamengo-PI e Parnahyba pelo Piauí; Desportiva Ferroviária e Aracruz pelo Espírito Santo.
Série D
Contabilizadas as pontuações da Copa do Brasil 2013 e já descartados os pontos de 2008, os times piauiense somavam 1.760 pontos, dez pontos atrás dos capixabas. O tira-teima seria a Série D, onde o Parnahyba precisaria somar mais pontos que o Aracruz para recuperar a posição da FFP.
E assim foi. Somando 12 pontos e ficando em terceiro no grupo A2, o Parnahyba terminou a Série D na 20ª posição, enquanto o Aracruz somou apenas seis pontos na grupo A6, ficando na 34ª posição. Assim, o Parnahyba conquistou 54 pontos no RNC, enquanto o Aracruz, como todas as equipes que ficaram abaixo da 23ª posição, conquistou apenas 51.
A única federação que se encontra atrás da piauiense no ranking e que ainda disputa competições nacionais em 2013 é a Tocantinense, que tem o Gurupi na segunda fase da Série D. A diferença, no entanto é grande e, mesmo que a equipe seja campeã, não somará pontuação suficiente para superar os piauienses no ranking de federações.
Houve um temor ainda maior de perda da vaga por conta da Pré-Copa do Brasil. Em ofício enviado às federações no início deste ano, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, informava que o torneio extra também contaria pontos para o ranking. Segundo o ofício, o clube vencedor da disputa AC/ES somaria “25 pontos no RNC, o que equivale à pontuação normal como clube disputante da primeira fase da Copa do Brasil”. O perdedor somaria dez pontos.

Esta redação abriu margem a duas interpretações: ou o clube vencedor teria os 25 pontos por participar da primeira fase, como todos os outros participantes, ou somaria 25 pontos extras pelo ‘título’ da pré-copa. No entanto, informações obtidas pelo GLOBOESPORTE.COM junto à diretoria de competições da CBF, garantiram que o clube capixaba somou apenas 25 pontos.
– A pré-copa somou pontos apenas para o perdedor, que somou mais dez. O vencedor teve apenas os 25 pontos por participar da primeira fase da Copa do Brasil – afirmou o representante da CBF.
(*) Wenner Tito, globoesporte.com/piauí