Famílias são retiradas do entorno de barragem no Piauí. MP chama Governo do Estado de omisso

 Famílias são retiradas do entorno de barragem no Piauí. MP chama Governo do Estado de omisso

Mais de 40 famílias foram retiradas do entorno da Barragem do Bezerro às pressas de ontem para hoje. Uma força tarefa está no local para conter a vazão da água. A Defesa Civil e o Exército garantem que a barragem não rompeu e que adotam todas as providências para a saída da água sem afetar as regiões ribeirinhas. A Barragem do Bezerro localiza-se no município de José de Freitas, distante 50 Km ao norte de Teresina.

O promotor de Justiça Flávio Teixeira informou na manhã desta Segunda-feira, 9 de Abril, que há cerca de um mês o Ministério Público ajuizou uma ação civil devido a falta de omissão do Governo do Estado.
Segundo o promotor, a barragem nos últimos anos não passou por uma vistoria ou manutenção.
“Sempre foi necessário uma reparação urgente na barragem, tentamos amigavelmente, mas após promessas mal cumpridas ajuizamos ação civil pública”, disse o promotor.
ALERTA
Quatro localidades e um bairro de José de Freitas devem ser evacuados
Uma ordem de evacuação imediata de emergência foi emitida após uma vistoria técnica no paredão da Barragem do Bezerro. Engenheiros do IDERPI, Corpo de Bombeiros,  Defesa Civil, Órgãos do Governo do Estado, Técnicos da Prefeitura Municipal de José de Freitas atestaram que a estrutura do paredão do reservatório está comprometida, com risco iminente de rompimento.
A Prefeitura está emitindo aviso de evacuação imediata das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada e regiões próximas ao reservatório. A orientação é que os moradores dessas regiões procurem um local seguro, longe da barragem do bezerro. A Prefeitura Municipal de José de Freitas está mobilizando suas equipes para atendes as famílias que necessitarem de auxilio durante a evacuação das áreas.
(*) Com informações e fotos do Realidade em Foco

Reinaldo Barros Torres

Editor do Tribuna do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *