Uma estudante gaúcha de 18 anos, residente em Porto Alegre/RS, está usando o twitter para estimular ódio aos piauienses e nordestinos. Link do seu twitter: twitter.com/#SophiaOfDreams
Entre os muitos “ataques”, ela chama os piauienses e nordestinos de “macacada”, “babuinos de Marte, que Teresina é a a sucursal do inferno”. E mais ainda: “piauienses e nordestinos são povos de quarto mundo”. Não se sabe o por que a “moça” gaúcha passou a agir dessa forma com nosso povo!
Milhares de brasileiros estão estarrecidos com os ataques xenofóbicos da tuiteira@SophiaOfDreams – mais uma artilharia gratuita contra os nordestinos. A dona da conta no Twitter se apresenta como Sophia Fernandes, 18 anos, moradora de Porto Alegre (RS). Desde a quinta-feira à noite, ela vem postando ofensas à Região Nordeste. Algumas das agressões de Sophia foram: “Já falei que não tenho interesse nessa bosta de lugar, não quero saber ow… foda-se as praia, foda-se.. não quero saber” e “Nordestino não nasce.. é cagado”.
Esse tipo de veneno preconceituoso – mesmo que seja só para “aparacer” – não tem a nada a ver com liberdade de expressão. A tuitosfera é, sim, um local para se expressar, para contestar, para divergir. Mas respeito é bom, e todo mundo gosta. De acordo com a Lei 7.716/89, discriminação resultante de procedência nacional é crime. Por isso, dona Sophia não está sendo apenas desrespeitosa, mas pode responder por crime ao alimentar o ódio contra os nordestinos.
A pena para o crime é reclusão de um a três anos de cadeia e multa. @SophiaOfDreams certamente não se sente ameaçada pela possível punição. “tititi..blablabla… pode chorar.. mais eu não saio daqui :} haha’” Pior: ela ainda teve apoio de muitos de seus quase 38 mil seguidores.
A tribunadebarras.com apoia o movimento #orgulhodesernordestino, iniciado em resposta a essa manifestação de preconceito. Sophia Fernandes faz como tuiteiros que criticaram o Nordeste na época do Enem deste ano, quando foi revelado vazamento de 14 questões em colégio do Ceará. Repete o caso de Mayara Petruso, estudante de Direito que ameaçou os nordestinos quando foi anunciada a vitória de Dilma Roussef nas eleições presidenciais de 2010.
Basta desse tipo de discriminação! O Brasil é um só! Todos somos iguais, independentemente de nossa origem. Um País belo e diverso, com um povo único, não merece esse tipo de racha, de picuinha, de ódio.
Temos orgulho de ser nordestinos!
Temos orgulho de ser brasileiros!