Erupção de vulcão na Guatemala deixa seis mortos

 Erupção de vulcão na Guatemala deixa seis mortos

Pelo menos seis pessoas morreram e 20 ficaram feridas após a erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, neste domingo (3), que provocou uma nuvem de pequenas pedras e cinzas que cobriu a região da capital do país. Segundo o secretário-geral da Coordenação Nacional de Desastres, Sergio Cabañas, quatro morreram quando a lava chegou a suas casas e duas crianças perderam a vida em uma ponte. Há um grupo de pessoas desaparecidas.

O órgão informou que em pelo menos cinco rios da região há avalanches de material vulcânico quente, motivo pelo qual manteve o alerta e retirou pessoas de quatro povoados. Outras 300 pessoas tiveram que deixar um hotel. A erupção provoca colunas de cinzas que ultrapassam os 2.200 metros da cratera, a 3.763 metros de altitude. As regiões mais afetadas são comunidades rurais e a cidade histórica de Antigua, a 20 km de distância da cratera.

As cinzas também levaram ao fechamento do aeroporto da Cidade da Guatemala, a 40 km dali, e à restrição de voo em todo o país. Segundo o órgão de desastres, esta é a pior erupção dos últimos anos do Vulcão de Fogo. A cratera é uma das três ativas no país, junto com o Santiaguito e o Pacaya. Sua última erupção foi em janeiro, mas não deixou feridos. Em setembro de 2012, 33 mil habitantes tiveram que deixar suas casas em outra erupção.

Reinaldo Barros Torres

Editor do Tribuna do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *