Educação em Barras: do luxo dos gabinetes ao calote na AGESPISA. Onde está o dinheiro do FUNDEB?

 Educação em Barras: do luxo dos gabinetes ao calote na AGESPISA. Onde está o dinheiro do FUNDEB?
Loudes Morais, Secretária Municipal de Educação.
Barras (PI) – O Instituto Barrense de Educação – IBE (Escola Arimatéia Tito) teve seu fornecimento d’água cortado hoje (12 de Novembro de 2012) pela AGESPISA – Águas e Esgotos do Piauí S/A em virtude de uma dívida no valor de R$ 116.998,45 (Cento e Dezesseis Mil, Novecentos e Noventa e Oito Reais e Quarenta e Cinco Centavos). Nessa escola estudam 662 alunos.
Não se admite que com a enorme quantia passada pelo Governo Federal para a educação em Barras não sobre dinheiro para pagar a conta d’água dos colégios municipais. A situação contrasta com o luxo da sede da Secretaria Municipal de Educação e os exorbitantes gastos feitos na reformas de escolas e construção de outras, tudo passado pela folclórica Câmara Municipal sem nenhuma ação “lucida” dos “pálidos” vereadores que a compõem. O que estão fazendo mesmo com o dinheiro do FUNDEB?
A sociedade barrense espera a palavra do senhor prefeito municipal Francisco Marques da Silva, bem como da senhora Secretária Municipal de Educação Lourdes Morais. O prefeito precisa explicar o porque a prefeitura está “quebrada, estuprada, falida”? Bem sabemos que nada disso vem de agora, mas são resquícios da desastrosa administração do ex-prefeito Manim Rego, que deixou até a sede da prefeitura com portas e janelas caídas.
Chegou a hora do Ministério Público em Barras agir. Afinal, para que mesmo temos Ministério Público?
Socorro, Polícia!

Investimentos da Secretaria Municipal de Educação em Barras:

A Secretária Municipal de Educação Lourdes Morais, disse está orgulhosa em poder entregar aos próximos gestores uma secretaria que se destaca entre os municípios do Estado do Piauí em termos de estrutura e qualidade. Em apenas 2 anos da administração do prefeito Francisco Marques, mais de 30 escolas foram reformadas, ampliadas e construídas; foram adquiridos 162 aparelhos de ar condicionado para a climatização das salas de aula, o que mostra uma preocupação com o alunado, e foram adquiridos ainda 2.820 conjuntos escolares.
Além disso, todos os alunos já estão com fardamento gratuito garantido com recursos do FNDE para o início de 2013, (cerca de 10.800 pares de tênis, calças jeans e camisetas), 500 bicicletas, 500 notebooks, além de vários outros equipamentos. 8 ônibus escolares já estão em circulação e esperando a chegada do 9º ônibus nos próximos dias e mais 4 já contemplados para 2013 e 2014.

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *