DEFINIDO: futebol do Piauí e Maranhão na Copa Nordeste somente em 2015!

 DEFINIDO: futebol do Piauí e Maranhão na Copa Nordeste somente em 2015!
Jogo do Flamengo do Piauí no Estádio Albertão, em Teresina.
Recife (PE) – Uma queixa antiga em relação à organização da Copa do Nordeste é a ausência dos estados do Piauí e do Maranhão. Apesar da clara localização geográfica, a CBF sempre encaixou os dois estados no “Norte” em seu mapa particular.
Atualmente, por exemplo, os clubes das duas unidades da federação competem contra clubes do Norte na primeira fase da Série D, regionalizada. Pois bem. Ainda que a entidade não tenha se pronunciado oficialmente, o canal detentor dos direitos de transmissão do Nordestão, o Esporte Interativo, já confirma a presença de clubes piauienses e maranhenses na competição.
A medida deve vigorar a partir de 2015, uma vez que o regional de 2014 já está com os 16 times definidos, através dos estaduais dos demais estados nordestinos. Santa Cruz, Sport e Náutico serão os representantes locais. Resta saber, no entanto, como será a nova divisão da Copa do Nordeste. Atualmente, cinco estados têm duas vagas e dois (Pernambuco e Bahia) contam com três.
Em abril, o presidente da federação de futebol do Piauí afirmou que os dois estados teriam direito a duas vagas. Então, a competição será inchada para pelo menos 20 clubes? Desde já vale o debate, até porque o Nordestão – cujo campeão terá vaga na Copa Sul-americana a partir de 2014 – deverá ocupar o posto de principal torneio local antes do Brasileirão até 2022, no mínimo…
(*) Fonte: Diário de Pernambuco

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.