Chuvas deste Sábado fazem piorar situação em Barras, Luzilândia, Batalha, Miguel Alves…

 Chuvas deste Sábado fazem piorar situação em Barras, Luzilândia, Batalha, Miguel Alves…

A Defesa Civil do Estado do Piauí informou que os municípios mais críticos após as chuvas de ontem (Sábado) são: Barras, Miguel Alves, Batalha, São José do Divino e Luzilândia.

Segundo Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, em Luzilândia, o Rio Parnaíba aumentou 21 centímetros, elevando o alerta de inundação no município.

Sobre o Rio Longá, Vitorino informou que houve também aumento do nível das águas, agravando ainda mais as áreas críticas e o elevando o número de desabrigados.

Neste Domingo (15), o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, vai vistoriar a Barragem do Bezerro em José de Freitas e visitar os desabrigados em Campo Maior, sua cidade natal.

Inundação em Luzilândia

No Piauí a situação mais grave é a do município de Luzilândia, distante 234 km de Teresina. O nível do rio já chegou a 5 metros e 81 centímetros as 16h30 deste sábado, superando em 10cm a cota de inundação.

Equipes da Defesa Civil de Luzilândia estão neste momento auxiliando a retirada das famílias de casa. Só o Rio Parnaíba deve desabrigar 25 famílias agora de manhã, somando quase 100 pessoas. No total, já são 300 famílias cadastradas da prefeitura sofrendo o efeito das chuvas e enchente.

De acordo com a Defesa Civil, caso o nível  do rio continue a subir, Luzilândia deve registrar mais de 400 famílias atingidas. O município aguarda a chegada de mantimentos para os desabrigados.

A Defesa Civil na capital disponibiliza o número de telefone 153 para que pessoas que estejam em situação de risco possam buscar amparo. O número do Corpo bombeiros, 193, funciona 24 horas para quem estiver precisando de auxílio  em risco de alagamento.

Previsão do tempo

A previsão para a capital de acordo com o site Climatempo é de 80% de chance de chuva. O Domingo terá sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Já em Luzilândia a previsão é de 90% de chance de chuva com pancadas fortes à tarde e à noite.

A imagem pode conter: céu, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

A Churrascaria Flutuante, em Barras, está com seu telhado quase coberto pelas águas do Rio Marathaoan

Reinaldo Barros Torres

Editor do Tribuna do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *