Nos dias 14 e 15 de Julho próximo, um Sábado e um Domingo, a cidade de Reriutaba-CE, estará em festa com a realização do maior evento esportivo do ano em toda a região. Reriutaba se prepara para a I Copa Regional de Futebol de Base, que será disputada nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, envolvendo clubes do Ceará e de outros estados. A promoção é do Projeto Educar e Conscientizar e Escolinha de Futebol Futuro Atleta, com apoio da Prefeitura de Reriutaba e os jogos acontecerão no Estádio Silveirão. A competição terá cobertura integral do portal de notícias Tribuna do Nordeste e a presença em Reriutaba-CE do jornalista Reinaldo Barros Torres, editor do meio de comunicação da Web que mais divulga e apoia o futebol nordestino, com ação jornalística em todos os nove estados da Região Nordeste.

Distante de Fortaleza-CE 279 Km (4 horas de viagem) e 354 Km de Teresina-PI (5 horas de viagem), Reriutaba tem uma população estimada em 30 mil habitantes. Localiza-se na microrregião de Ipu, mesorregião do Noroeste Cearense. A extensão territorial do município é de 366 km² e foi criado em 1923.

Mapa de Teresina, Piauí para Reriutaba, Ceará

História

O nome Reriutaba é em alusão aos índios Reriús, antigos habitantes da região.

Segundo a lenda popular e sustentado em poucos registros,a história de Reriutaba começa quando os índios reriús decidem se estabelecer na região.Os reriús eram nômades do grupo tapuia e provavelmente habitavam a região que vai desde as margens do rio Acaraú até a Chapada da Ibiapaba. Acredita se que sua extinção se deve aos conflitos com os índios tabajaras. Reriús significa “beber água em concha” e taba “moradia indígena. O município se encontra em uma depressão.

Já a sua história política inicia em 1923 quando o coronel José Teodoro Soares é nomeado primeiro prefeito, sendo desmembrada do município de Guaraciaba do Norte e adotando o nome de Santa Cruz.

No dia 25 de setembro de 1923 com a posse de Teodoro Soares, como seu primeiro prefeito.

O decreto de 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu a autonomia de Santa Cruz, que foi definitivamente restaurada no dia 3 de maio de 1935, conforme o decreto de nº 1.540.

A Vila de Santa Cruz foi elevada categoria de cidade pelo decreto de lei de nº 448, de 20 de dezembro de 1938.

A denomina atual de Reriutaba, que os indios que primitivamente habitaram do Alto do Acara, foi oficializada pelo decreto de nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

A paroquia local de Reriutaba foi criada em 1936, sob a proteção de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

A cisão mais recente se dá quando o distrito de Varjota separa se politicamente em 1984.

Como manter contato para disputar a Copa Regional de Futebol de Base

A comissão organizadora ainda está inscrevendo clubes. Para inscrever seu time de futebol nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, basta entrar em contato pelo telefone ou Zap (88) 99939-6104, 99935-2429.

Observadores técnicos presentes:

Magno (Atlético-PR), Cafu (Audax-SP), Marciano (Internacional-RS), Robson (captador de atletas e empresário), Anibal (Tiradentes-CE), Kennedy Gomes (treinador da base do Piauí Esporte Clube, observador técnico), Reinaldo Barros Torres (Jornalista do portal Tribuna do Nordeste, Empresário), Zinho (América-MG),

A imagem pode conter: texto

Clubes já confirmados:

Estádio Silveirão, local dos jogos da Copa Regional de Futebol de Base, em Reriutaba-CE

A imagem pode conter: pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

Alojamento para os clubes que disputarão a Copa Regional de Futebol de Base em Reriutaba-CE

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Hotel credenciado para os observadores técnicos da Copa Regional de Futebol de Base em Reriutaba-CE

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: mesa e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa, sala de estar e área interna

Membros da comissão organizadora da Copa Regional de Futebol de Base em Reriutaba-CE

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Eri Farias, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Eri Farias, pessoas sorrindo, área interna