O Ferroviário-CE foi o algoz do futebol piauiense no Campeonato Brasileiro da Série D de 2018. Dentro do território piauiense eliminou os dois clubes do Piauí que disputam a competição. Primeiro mandou embora o 4 de Julho-PI ainda na primeira fase ao vencer o adversário na cidade de Piripiri-PI por 1×0 após empate de 1×1 em Fortaleza-CE. Neste Sábado, 23 de Junho, foi a vez de eliminar o bi-campeão piauiense, Altos, dentro do Estádio Felipe Raulino, na cidade de Altos, vencendo por 4×2 após ter apenas empatado em 1×1 no jogo de ida em Fortaleza.

Mas não é de hoje que o futebol piauiense é freguês do cearense, esse fato é histórico! O River, maior clube do Piauí, da última vez que disputou o Campeonato Brasileiro da Série D foi eliminado pelo Guarani de Sobral-CE, time da “segunda divisão do futebol cearense”. O mesmo River não vence o Fortaleza-CE há exatos 29 anos. Os confrontos entre clubes do Ceará e do Piauí são geralmente vencidos pelos do Ceará, com média minúscula de empates e raríssimas vitórias dos piauienses, sejam os jogos no Piauí ou no Ceará.

O Ferroviário-CE, terceira força do futebol cearense na atualidade,  com o trunfo em cima do Altos-PI agora vai para a próxima fase e enfrentará o vencedor de Manaus-AM e Rio Branco-AC. No jogo de ida o Manaus-AM venceu o Rio Branco-AC fora de casa por 2×1. Já o Altos, não tem mais calendário para 2018 e desfaz o time, destruindo os sonhos dos seus torcedores na atual temporada.