No último final de semana a cidade de Reriutaba, situada na região noroeste do Estado do Ceará, realizou a 1ª Copa Regional de Futebol de Base. A competição envolveu clubes de Reriutaba-CE, Granja-CE, Varjota-CE, Guaraciaba do Norte-CE, São Benedito-CE, Camocim-CE, Fortaleza-CE e Teresina-PI. Cerca de 600 pessoas entre atletas e comissões técnicas estiveram na aprazível cidade, disputando a competição que foi acompanhada pela reportagem do Tribuna do Nordeste – o portal de notícias que mais divulga a base e os clubes profissionais da Região Nordeste, estando sempre presente com sua equipe de reportagem nas maiores competições de futebol de base realizadas nos nove estados nordestinos.

Disputada nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, a competição de Reriutaba-CE tornou-se um verdadeiro desfile de talentos. Um deles conseguiu unânime admiração e até reverência: trata-se do meia-atacante Agnaldo Júnior, que também atua como lateral-direito. Nascido no dia 1º de Outubro de 2003, completará 15 anos em 2018, Agnaldo Júnior, mais conhecido como Júnior, nasceu no Rio de Janeiro e reside com a mãe na cidade de Varjota, próxima a Reriutaba. Na competição Agnaldo Júnior estava jogando pelo PEC, clube de Varjota. Na Copa Regional de Futebol de Base em Reriutaba, Agnaldo Júnior, jogava como meia-atacante no time Sub-15 (capitão do time) e como lateral-direito no time Sub-17.

Logo no primeiro jogo disputado pelo PEC de Varjota, Agnaldo Junior começou a chamar atenção dos observadores técnicos, da imprensa presente no Estádio Silveirão e dos desportistas em geral. Nas cidades da região todos já conhecem e são admiradores do talento do jovem atleta tanto no futebol como no futsal. Distribuir bem a bola, ser bom na marcação, exímio cobrador de faltas com barreira, velocidade e dribles perfeitos quando necessários, fazem a diferença dessa joia que deixou tanta gente admirada que até Sílvio Marques Filho (observador técnico do Vasco-RJ), mesmo não estando presente em Reriutaba, mas vendo as reportagens e vídeos do portal de notícias Tribuna do Nordeste, compartilhou numa das suas redes sociais e escreveu: “Tragam ele para o Vasco, queremos ele no Vasco”. Outro clube que manifestou interesse imediato em Agnaldo Júnior, foi o River Atlético Clube, de Teresina-PI, que formulou convite ao atleta para disputar na categoria Sub-15 a Copa Água Branca Nordeste de Futebol de Base, na cidade de Água Branca-PI, no período de 22 a 28 deste mês de Julho. Outro nome que também compartilhou a postagem da página do Tribuna do Nordeste e comentou sobre Agnaldo Junior, foi o atacante Mohammed Samir Matar, ídolo do futebol da Palestina, que em espanhol escreveu: “O futebol brasileiro é maravilhoso, parabéns ao talento Agnaldo Junior”

Sobre o convite do Vasco-RJ os treinadores e familiares de Agnaldo Junior já acertaram que o atleta fará uma avaliação técnica do Vasco-RJ em Teresina-PI no próximo mês de Outubro, quando será melhor avaliado pelo clube carioca. Já o convite do River-PI, considerando-se que a 4ª Copa Água Branca Nordeste de Futebol de Base terá seu início no próximo final semana, os treinadores de Agnaldo Junior e familiares acharam por bem que ele não fosse a Teresina agora, pois apenas dois dias de treinamento no River-PI e já ir disputar uma competição contra o Ceará-CE, Náutico-PE e outros grandes clubes nordestinos, poderia “queimar” o jovem talento no lugar de promovê-lo. O coordenador técnico Nildo, do River-PI, disse em entrevista ao Tribuna do Nordeste que: “Tudo bem, entendemos o posicionamento dos responsáveis pelo Agnaldo Junior. As portas do River Atlético Clube continuam abertas para ele e esperamos contar com seu futebol em outras competições”, finalizou.

Veja abaixo entrevista exclusiva com Agnaldo Junior:

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Júnior Souza, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Agnaldo Júnior como capitão Sub-15 do time do PEC de Varjota-CE na Copa Regional de Futebol de Base em Reriutaba-CE

Agnaldo Júnior no time Sub-15 do PEC de Varjota-CE

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, criança, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes, criança, grama e atividades ao ar livre

O craque Agnaldo Junior concedeu entrevista a reportagem do Tribuna do Nordeste, veja abaixo na íntegra:

Tribuna do Nordeste: Quando você começou a jogar futebol?

Agnaldo Júnior: Comecei aos nove anos no futsal, depois migrei para o futebol.

Tribuna do Nordeste: Segundo sua análise quais são as suas principais características como jogador de futebol?

Agnaldo Júnior: Com certeza é o bom passe, não sou “fominha”, me preocupo em jogar para o time, sou muito de grupo. Me aperfeiçoei também em cobranças de faltas, procuro não dá mais que dois toques na bola para fazer com que o qualidade técnica do time seja uma constante. Quando necessário dou meus dribles, isso é normal, mas tenho sempre me saído bem nas jogadas quando resolvo driblar. Sou também muito de grupo, estou sempre atento às recomendações do treinador. Quero no futuro ser um grande jogador de futebol, portanto sei que desde já tenho que me cuidar e procurar me qualificar para que isso aconteça.

Tribuna do Nordeste: Como você se sente observando tanta gente no estádio vibrando com suas jogadas?

Agnaldo Junior: (risos)… Modéstia à parte já estou um tanto acostumado, onde jogo ouço muitos elogios direcionados a minha pessoa. Sou humilde, gosto disso, claro, quem não gosta? Mas me sinto muito bem ao saber que em todas as cidades onde jogo as pessoas passam a admirar meu futebol. Espero que logo apareça um grande clube, um empresário, pois acredito que é somente isso que falta para eu deslanchar de vez.

A imagem pode conter: Reinaldo Barros Torres, Júnior Souza e José Igor, pessoas sorrindo, nuvem e atividades ao ar livre

Jornalista Reinaldo Barros Torres (editor do portal de notícias Tribuna do Nordeste), Agnaldo Júnior e Igor, ambos atletas do PEC de Varjota-CE