Barras recebe estação para monitorar as águas dos seus rios

 Barras recebe estação para monitorar as águas dos seus rios
Rio Marathaoan, em Barras.

Para melhorar o serviço de meteorologia do Estado, o Governo do Piauí, através de uma iniciativa do Governo Federal e da Agência Nacional de Águas (ANA), instalou estações hidrometeorológicas nos municípios do interior do Piauí, que irão ampliar e fortalecer o sistema de monitoramento meteorológico.
Municípios como Barras, Piracuruca, Redenção do Gurguéia, Cristino Castro, Cabeceiras e Baixa Grande do Ribeiro, já estão munidos com os equipamentos.
As estações são capazes de medir automaticamente o nível do rio e o índice de chuva em pequenos intervalos de tempo, todos os dias do ano. “Com as estações podemos monitorar o acontecimento de eventos extremos, como estiagens, no período de seca, e cheias, durante o período chuvoso. Com isso, poderemos alertar previamente a Defesa Civil para agir em cada município”, explica a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa.
O projeto de instalação das estações acontece vinculado ao funcionamento da Sala de Situação, instalada na sede da Semar, que realizará o diagnóstico de chuvas, temperatura, ventos e umidade e, também, a análise das bacias hidrográficas e dos rios, principalmente no que se refere ao nível e volume de água. A Sala de Situação está prevista para ser inaugurada até o fim do mês de outubro.
“Os profissionais que irão trabalhar na Sala de Situação poderão avaliar com antecedência as regiões onde podem ocorrer cheias ou secas, já que as informações chegam através de satélite, vinda das estações hidrometeorológicas”, finaliza Sônia Feitosa.
(*) Socorro Carcará, Meio Norte

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.