Barras e mais 16 cidades do Piauí receberão recursos federais para saneamento

 Barras e mais 16 cidades do Piauí receberão recursos federais para saneamento
17 municípios piauienses receberão recursos federais para melhorias sanitárias e gestão do lixo urbano. As portarias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram publicadas no Diário Oficial de hoje (18). “Com isso o Governo Federal ajuda as prefeituras a desenvolver ações de saneamento que têm efeitos positivos sobre a saúde preventiva”, disse o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI). Ele havia solicitado ao presidente da Funasa, Gilson Queiroz, atenção especial para os municípios piauienses que apresentaram projetos.


Foram contemplados com melhorias sanitárias domiciliares Campo Alegre do Fidalgo, Alagoinha, Simões e Monsenhor Hipólito. Cada município receberá em torno de R$ 500 mil. Também receberão recursos para módulos sanitários os municípios de Caldeirão Grande, Fartura, Patos, Coronel José Dias, Barras, Pavussu, Gilbués, Jacobina, Santo Antonio dos Milagres e Jatobá.

Santa Filomena receberá R$ 1,4 milhão para construção de um aterro sanitário. Também foram beneficiados com programação de resíduos sólidos os municípios de Monte Alegre e Angical.

O Programa de Resíduos Sólidos da Funasa consiste na implantação de projetos de coleta, transporte, destinação e disposição final adequada do chamado lixo urbano.

Segundo a Fundação, os módulos sanitários são construções feitas nas residências que incluem banheiro com sanitário, sumidouro, reservatório de água, tanque de lavar roupa, lavatório, pia de cozinha, com adaptações para serem ligadas à rede pública de água e esgoto — quando disponíveis — ou à fossa séptica.

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *