Neste 24 de Setembro de 2012, Barras comemora seus 171 anos. As apresentações de uma banda de forró e de uma dupla sertaneja em praça pública é o ponto alto da programação.
Sem inaugurações de obras, com praças sem bancos, sem ajardinamento, ruas esburacadas e com um aspecto feio, de cidade mal cuidada, Barras vive apenas a glória do seu passado distante quando a inteligência dos seus filhos a fez ser conhecida como: Terra dos Governadores, Terra dos Poetas, Terra dos Intelectuais, Terra dos Generais e Marechais.
O último grande motivo de orgulho da cidade foi um time de futebol – o Barras Futebol Club – atualmente desativado por falta de patrocínio e gerenciamento condizente. 
Sem muitas condições de proporcionar  melhores dias para seus filhos, estes desembarcam em centros mais desenvolvidos, como Teresina; a procura de estudo, trabalho, melhor qualidade de vida. Enquanto isso Barras passa apenas de mão em mão de pessoas interesseiras, que só enxergam seu próprio umbigo. E quando a cidade cresce, se desenvolve, é devido a ação empreendedora de alguns comerciantes, empresários.
O momento é mais de reflexão do que de comemoração. Não por ser um ano político, mas porque Barras não vive só de amor (o amor dos seus filhos); Barras precisa de ações! De ações que possam dar melhores condições de vida a sua gente e que a faça permanecer neste rincão.
Sabemos o que fomos, sabemos o que somos, mas o que mesmo poderemos ser?

Veja abaixo a pobre programação oficial da Prefeitura Municipal de Barras, administração Francisco Marques da Silva:

A festa começa no dia 22/09 (Sábado), com Alvorada (Banda Lira Barrense) ás 5:30h . Às 7h – Corrida de Pedestre e Ciclistas. ás 16h – Campeonato Integração (Alunos do Projovem Adolescente). No dia 23/09 haverá jogo da Copa Rural ás 15:30h. E no dia 24/09 tudo começa às 5h com Alvorada, às 9h – entrega de certificados da formação continuada SEMED; ás 10h apresentação de atividades culturais das Escolas Municipais; 19h – Missa (Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição); 21h – entrega da premiação das corridas; e ás 22h – Festa com Janaína e Banda/Waldo e Felipe.

Abaixo veja fotos de Barras feitas por Flávio Morais: https://plus.google.com/photos/102147233164842751525/albums/5791070413029093969?gpinv=AMIXal-y1yHiVW27x09x9o7NekaEvW6rAJaYXzDak0z-pnOkkHVbOteemyrL4lDFUujCKTjeTRjnRquPOZ3YieCPWDxzxKWns47jZyo86KgJ886E84l4AXk

TEMOS O QUE COMEMORAR?
Por acaso…Cadê os nossos “Marechais”…”Generais”…”Senadores”… “Governadores”…”Deputados”… e aquele “Carnaval” que te consagrou como ponto turistico?… e aqueles Assentamentos que te deram o título de “Capi

tal da Reforma Agrária”?… e aquele colégio denominado “Instituto Barrense de Educação”?… e aquela parceria UESPI-PMB que oferecia oportunidade de “Formação Superior”?… e aquele “Fardamento Grátis”?… e aquela “Festa de Iemanjá”?… e aquele “Copão Rural” que empolgava multidões?… aqueles cursos do “EJA” em todo o interior?… as Equipes do “PSF” que atendiam aos irmãos barrenses?… tuas ruas limpas… praças bem cuidadas…. calçamento conservado… campos agrícolas irrigados… tratores preparando o solo para o plantio… quantas coisas BARRAS hoje fazem parte do passado… da tua lembrança… Eu só queria entender para te saudar… para acreditar que tu esperas de cada um de nós barrenses, mais do que um abraço… mais do que um gesto… que o AMOR possa nos unir por um motivo maior… BARRAS, vem cá! Deixa eu te abraçar… dizer-te que sempre serás o meu motivo maior de orgulho… REINA BARRAS… BARRAS… BARRAS… PONTO DE ENCONTRO DOS AMORES… REINA BARRAS… BARRAS… BELA TERRA DOS GOVERNADORES!…