O Vitória-BA conquistou nesta Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018, a vaga para a final do Campeonato Brasileiro Sub-20, apesar da derrota por 2×0 para o Flamengo-RJ em Volta Redonda (RJ). No duelo de ida, em Salvador, o rubro-negro havia aplicado uma goleada por 6×1, que lhe dava direito de perder por até quatro gols de diferença.

O adversário do Leão na final será o Palmeiras-SP, que passou pelo Fluminense-RJ na outra semifinal. O Verdão tem como treinador Wesley Carvalho, técnico do sub-20 do Vitória até o ano passado.

As datas e os horários dos jogos da final ainda não foram divulgados pela CBF. Como determina o regulamento, o primeiro duelo será no Estádio  Barradão, e o segundo em São Paulo, já que o Palmeiras-SP fez melhor campanha.

Reinier e Henrique fizeram os gols do Flamengo. No jogo de ida, o atacante Eron fez três. Paulo Vítor, Bruno e Rafael fizeram os demais do rubro-negro.

Essa é a segunda vez que o Vitória chega à final do Brasileiro da categoria, oficializado em 2015 pela CBF. Naquele ano, o Leão perdeu a decisão para o Fluminense. No jogo de ida, no Maracanã, empatou em 1×1. Na volta, no Barradão, perdeu por 3×0.

Aquele time tinha jogadores hoje titulares do Vitória-BA, como o goleiro Ronaldo e o volante Léo Gomes, além do meia Nickson e do zagueiro Bruno Bispo, que seguem entre os profissionais. O treinador era Hamilton Mendes, que deixou o clube em 2017.

No lado do Fluminense-RJ estava Pedro, hoje artilheiro da equipe na Série A e convocado pela Seleção Brasileira, que inclusive fez um dos gols do 3×0 no Barradão.

No âmbito da base, o Vitória já foi campeão nacional uma vez, da Copa do Brasil Sub-20, em 2012.