Apagão: incêndio em Imperatriz/MA provoca falta de energia nas regiões Norte e Nordeste

 Apagão: incêndio em Imperatriz/MA provoca falta de energia nas regiões Norte e Nordeste
Teresina/PI (foto) sofre com altas temperaturas e pouca umidade e durante a  madrugada de  Sexta-feira (26) seus habitantes não conseguiram dormir devido a falta de energia elétrica. 

O incêndio em um equipamento situado entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de desta sexta-feira(26).
O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido.
Portanto, por volta de 1h30 da manhã, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.
A Eletrobrás divulgou uma nota sobre a falta de energia no Piauí
A direção da Eletrobrás Distribuição Piauí distribuiu nota esclarecendo que a falta de energia elétrica que teve inicio a partir das 23h14 da noite de ontem (25) às 02h17 de hoje (26), atingindo todo o Estado do Piauí e mais os outros estados nordeste, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal, foi decorrente de problema na Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), portanto externo ao sistema elétrico da distribuidora piauiense. As causas estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  
De acordo com informações da distribuidora piauiense, as causas da falta de energia foram decorrentes de problema na Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), portanto, externo, a causa do defeito, não teve absolutamente nada com o sistema elétrico da concessionária de energia do estado do Piauí. As causas estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 
A Eletrobrás Distribuição Piauí esclareceu ainda que de imediato mobilizou  todas as suas equipes de técnicos que ficaram de prontidão para o restabelecimento das cargas no menor tempo possível, após a normalização do suprimento de energia pelo ONS.

Diego Albert

1 Comment

  • Engana-se quem acredita nas palavras das autoridades envolvidas quando afirmam que nosso sistema elétrico está cem por cento dentro da normalidade e que as últimas ocorrências são fatos isolados provocados por fenômenos naturais. A exemplo das nossas rodovias o que existe de fato é um verdadeiro descaso de algumas operadoras/distribuidoras em relação a manutenção das linhas de transmissão, principalmente na limpeza dos corredores por onde passam as mesmas e quando ocorre incêndios de grandes proporções o sistema é automaticamente afetado. Basta viajar para alguns estados da região Norte que nos deparamos com tal situação, tanto nas regiões de mata como nas propriedades particulares. Este é o país que se prepara para promover um gigantesco evento que é a Copa do Mundo de Futebol! Já imaginou se os apagões ocorrerem nos horários dos jogos?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.