Em apenas dois dias, nove ambulâncias que fazem o transporte de pacientes entre Teresina e os municípios do Piauí foram apreendidas por irregularidades. A fiscalização faz parte da Operação Transporte Seguro da Polícia Rodoviária Federal, iniciada esta semana e com término no final de fevereiro.

De acordo com Inspetor Barros, as nove ambulâncias traziam níveis importantes de irregularidades, que poderiam colocar em risco a vida dos pacientes.

“Essas nove ambulâncias traziam irregularidades desde a falta de documentos atualizados até falta de equipamentos básicos para um transporte como esse que é específico para pacientes, pessoas que tem necessidades médicas e precisam de suporte. Alguns estavam quebrados, outros estavam em número insuficiente”, explicou.

O inspetor ressalta que o número é alto considerando que a operação apenas começou. “Esse é um número significativo. À medida que você sabe que esse tipo de transporte não acontece em um dia específico, mas sim de forma disseminada, então essa fiscalização começou de forma intensa”, disse.

O principal objetivo é fiscalizar o transporte público de ambulâncias do Estado com para garantir a segurança de pacientes no translado entre municípios. Alguns dos veículos estavam trazendo pessoas como passageiros, além de um número maior do que o permitido para a segurança da viagem.

“Já aconteceram acidentes fatais nas rodovias do Piauí com esse tipo específico de transporte. Encontramos ambulâncias com pacientes e pessoas que não precisavam de atendimento médico, crianças sem cinto, idosos mal acomodados. Esse transporte é específico e em alguns deles estavam trazendo transporte irregular de passageiros, o que não pode, ainda mais durante o período de chuvas, em que você precisa ter muito mais cuidado”, finaliza.

[rs_custom_ads]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[/rs_custom_ads]