Ubajara (CE) – Os acadêmicos dos cursos de Geografia, módulos III e VII da Universidade Estadual do Piauí -Campus Rio Marataoan/Barras, realizaram aula de campo no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, sob orientação da professora especialista Ana Leal, professor Ilmar Ferreira e do professor-mestre Wesley Pinto.

A aula de campo teve como objetivo identificar o relevo recortado da Chapada de Ibiapaba, onde se localiza o parque, bem como suas grutas,  cavernas e rochas calcárias, além de analisar a  flora que se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco amarelo; na outra, a caatinga onde estão presentes o jatobá, o angico e o mameleiro.

A aula de campo contou com o apoio da UESPI – Universidade Estadual do Piauí (Campus Barras)  e da Prefeitura Municipal de Barras.

No link abaixo veja mais fotos do Parque Nacional de Ubajara em matéria dos repórteres da Tribuna de Barras realizada no local no mês de Março de 2012: http://www.tribunadebarras.com/2012/03/gruta-de-tiangua-um-dos-pontos.html