Academia de Letras do Vale do Longá comemora 35 anos de fundação. Veja programação para Barras e Teresina

 Academia de Letras do Vale do Longá comemora 35 anos de fundação. Veja programação para Barras e Teresina
Acadêmicos Reinaldo Barros Torres, Gisleno Feitosa, Francy Monte, Itamar Costa, Pedro Costa, Lisete Napoleão,
Dílson Lages Monteiro, Deusdeth Nunes, Manoel Monte Filho, Antenor Rego Filho, Herculano Moraes e Tomás Gomes Campelo.
Atualmente presidida pelo médico Itamar Abreu Costa, proprietário do Hospital Itacor, em Teresina, a Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL tem sede em Barras e foi fundada em 23 de Setembro de 1978, congregando no seu seio acadêmico os mais representativos nomes da inteligência dos municípios que fazem parte da Bacia do Rio Longá.
As comemorações dos 35 anos da ALVAL, com região geopolítica compreendendo 38 municípios do norte do Piauí, começam dia 21 de Setembro, em Teresina. Veja abaixo a programação completa.
21 de Setembro:
16 horas – Auditório do Itacor: Composição da Mesa de Honra, Execução do Hino da Academia de Letras do Vale do Longá, abertura dos trabalhos pelo presidente Itamar Costa e palestra ministrada pelo acadêmico Herculano Marais com o tema “Os 35 anos de fundação da Academia de Letras do Vale do Longá”; apresentações artísticas aos encargos dos acadêmicos Francy Monte, William Soares, Gisleno Feitosa, Lisete Napoleão Medeiros, Pedro Costa e Deusdeth Nunes; apresentação da peça teatral “Rio Longá” com direção do acadêmico Aci Campêlo; entrega dos Diplomas do Mérito Cutural A. Tito Filho a personalidades do mundo cultural, social e político do Piauí. Encerramento com coquetel. 
22 de Setembro:
9 horas – Barras, sede da Academia de Letras do Vale do Longá: Abertura da solenidade de comemoração aos 35 anos de fundação da ALVAL com a execução do Hino da Academia de Letras do Vale do Longá, palavra do presidente Itamar Costa, palestra ministrada pelo acadêmico Herculano Morais sobre os 35 anos da Academia de Letras do Vale do Longá, palestra sobre a “Democratização  e Interiorização da Cultura no Piauí” ministrada pelo acadêmico José Fortes Filho; entrega de Diplomas do Mérito Cultural A. Tito Filho a personalidades do mundo cultural, político e social do Piauí. Encerramento com coquetel.
Personalidades homenageadas pela Academia de Letras do Vale do Longá nas comemorações dos seus 35 anos de fundação: Antônio José Moraes Sousa Filho (Vice-Governador do Estado do Piauí), deputado estadual Wilson Brandão Filho (Secretário de Estado de Governo), deputado estadual Themístocles Sampaio Filho (presidente da Assembléia Legislativa do Piauí), Firmino Silveira Filho (prefeito de Teresina), Edílson Sérvolo de Sousa (prefeito de Barras), escritor Francisco Miguel de Moura, escritor Manoel Paulo Nunes, escritora Nerina Castelo Branco, escritora Rita de Cássia Amorim Andrade, Charles Max (Secretário de Administração da Prefeitura de Teresina), Kildene Ronne (Procurador Geral do Estado do Piauí), Francisco das Chagas Rêgo Damasceno (Gerente da 2ª Regional de Educação da Secretaria de Estado da Educação), Luis Ferreira (Secretário de Educação do Município de Barras), deputada estadual Nise Caldas Brito Pereira Damasceno, deputado federal Júlio César de Carvalho Lima, desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho (presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense).

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.