A importância da virgindade feminina para a vida moral da mulher solteira. Leia!

 A importância da virgindade feminina para a vida moral da mulher solteira. Leia!
Uma brasileira de 20 anos ganhou as manchetes quando veio à tona o curioso projeto do qual está participando. Catarina Migliorini está leiloando a sua virgindade através de uma produtora australiana, para um documentário intitulado “Virgins Wanted”. Além de Catarina, também participa do projeto o russo Alexander Stepanov, de 21 anos. Enquanto interessados por uma noite com Catarina se propõem a pagar o equivalente a mais de meio milhão de reais, os lances feitos pela virgindade de Alexander não ultrapassavam R$ 3 mil. Por que os valores são tão diferentes?

Os virgens Alexander Stepanov e Catarina
A antropóloga Mirian Goldenberg acredita que o simbolismo da virgindade feminina tem ainda forte influência na sociedade. “O homem, quando desvirginado, não perde nada. A mulher perde, mesmo que seja um pedaço minúsculo de pele. Esse pedaço simboliza algo importante, o fato dela nunca ter sido possuída por ninguém”, afirma.
Historicamente a virgindade feminina sempre teve um valor alto, não necessariamente monetário. Há não muito tempo, se a mulher não fosse mais virgem, não servia para casar e poderia até perder o convívio com a família. Havia um dizer forte citado assim: “mulher perdeu a virgindade e não foi para o marido dela, perdeu a vergonha“; mas não é que atualmente vemos que muita coisa tem a ver com essa frase! Mesmo em muitas sociedades que avançaram no conceito de igualdade entre homens e mulheres, a virgindade feminina mantém seu status de preciosidade.
“Vivemos em uma cultura patriarcal que está perdendo suas bases, mas ainda existe. A questão da virgindade sempre foi usada como se fosse algo precioso e ainda é vista dessa maneira por muita gente”, diz a psicanalista e escritora, autora de “O Livro do Amor” (Ed. Best Seller) Regina Navarro Lins.
Ao contrário da brasileira que concordou em colocar um preço na sua virgindade, a funkeira Valesca Popozuda, conhecida por cantar letras eróticas e afirmativas do prazer feminino, acredita que é impossível chegar a um valor. “A virgindade é importante para quem tem. Não tem preço”.

“O escolhido”

Mesmo que a importância da virgindade feminina seja um consenso entre especialistas, um aspecto do leilão não pode ser ignorado: a participação ativa da mídia em divulgar o valor da transa a cada lance dado. “Será que alguém pagaria R$ 500 mil para desvirginar uma mulher se não fosse um evento público, disseminado nas redes sociais? Alguém pagaria isso se apenas o homem e a mulher soubessem? A resposta provavelmente seria ‘não’”, afirma a sexóloga Walkíria Fernandes.
O desejo do homem de tirar a virgindade de uma mulher também pode ser impulsionado por motivos bem mais práticos. “Transar com uma virgem pode significar que esse homem está isento de ter o seu desempenho sexual comparado ao de outros homens, já que ela, por ser virgem, não tem nenhuma referência da atuação sexual de outro homem. Além disso, ser o primeiro homem na vida sexual de uma mulher faz com que ele se sinta privilegiado por ter sido ‘o escolhido’; e é bem claro também que raramente a mulher esquece do homem que lhe tirou a virgindade e em muitas situações, segundo pesquisas, ela voltaria a transar com ele, mesmo que casada”, motivo pelo qual muitos casamentos realizados com mulheres que não eram mais virgem têm chegado ao trágico final de uma separação, completa Walkíria.

Quem quer transar com um homem virgem?

Se para a mulher a virgindade não é motivo de constrangimento, para o homem é diferente. A diferença entre os valores pelo mesmo “produto” no leilão de virgindade nada mais é do que um reflexo do que se espera dos dois gêneros entre quatro paredes.
De acordo com Walkíria, vivemos um duplo padrão de educação sexual. “O homem é educado para ser o garanhão e a mulher para ser apenas de um ou de poucos homens. Quanto mais a mulher se resguardar, mais será valorizada. Quanto mais experiências sexuais um homem tiver, mais macho ele será.”
“Se a mulher é valorizada pelo não conhecimento de uma vida sexual, o homem é muito mais cobiçado pela experiência que tem e não pela falta dela. Quantas mulheres gostariam de transar com um virgem?”, indaga a terapeuta sexual Luciane Secco.
Valesca se exclui. “Não tenho essa tara de ensinar. Acho que a transa deve ser como ir a um parque de diversões e isso só pode acontecer se os dois tiverem experiência”, diz.

Críticas

Enfrentando críticas severas, principalmente em grupos de discussão em redes sociais, a brasileira parece determinada a fechar negócio. Nem todos aceitam que a virgindade possa ser tratada como um “produto”, conferindo a seu dono a liberdade de vender ou dar para quem desejar. “Por mais que as mentalidades mudem ao longo do tempo, sexo ainda é tabu. O moralismo existe. As mulheres foram condicionadas a ver sexo só acompanhado de amor”, aponta Regina.
“Ainda existe essa ideia de que para as mulheres sexo e amor são coisas inseparáveis. Você não vende sexo, é como você se vender por inteira. Enquanto que para os homens é possível pensar que sexo e amor são coisas separadas. Quando eles traem, podem alegar que foi só sexo, mas como sabem que as mulheres pensam de outra forma, não aceitam a mesma justificativa quando elas a usam”, explica Mirian Goldenberg.

(*) Globo

COMENTÁRIOS SOBRE O TEMA:

laura disse:

bom, na minha opinião a virgindade é muito importante sim, digo isso pq sou virgem tb!! e não ligo se alguuma das minhas colegas me zoarem com isso, afinal, serei sempre mais previlegiada que elas.
 E pra que perde tão cedo?!! tão tem necessidade!! que nem tive colegas que perderam cedo e depois acabaram engravidando, e agora com filho elas não podem mais estudar, sair com as amigas se cuidar mais e etc… pq agora elas tem uma grande responsabilidade, enquanto eu ainda posso estudar, curtir minha juventude mas com responsabilidade tb rsrs lógico!!! então ser virgem é ser honrrada!!!

mari disse:

Eu particularmente acho que e necessario nos mulheres aprender a nos valorizar e amar a nos mesmos .A relaçao sexual e algo muito intimo e nao pode ser feito com qualquer um e feita de qualquer forma . Umas das coisas que nao pode faltar em um relacionamento e confiança , cumplicidade ,respeito , amor , carinho , e por razao que temos nos entregar somente a uma pessoa essa pessoa e o nosso marido , qd vc encontra segurança emocional , carinho respeito ,confiança ,cumplicidade ,amor ai vale a pena se entregar para essa pessoa , e, por essas razoes que eu ainda sou virgem com 23 anos , eu nao encontrei uma pessoa e nao admito me entregar apenas para obter prazer e acho todas nos deveriamos fazer isso .TEmos que aprendar amar primeiro nos depois eles.

Thuty disse:

Não acho que seja do passado, não, pelo contráio. A sociedade cada vez mais vem buscando habitos antigos pela falta de bons costumes atualmente. É até natural hoje encontrar homens reclamando as atitudes femininas, e não o contrário. Não sou machista, mas a pessoa pensar “ok, quero fazer, sem medo, sem arrependimento, nem aí pra religião que sigo”, tudo bem, mas fazer sexo inconsequentemente, em geral, não é uma boa. E príncipes encantados nao existem realmente, mas sempre há aquele cara que a tratara com imenso carinho e afeto, se vc se der o respeito tambem, é claro.

Thuty disse:

Virgindade nao é coisa do passado, não. Pelo contrário, a sociedade vem cada vez mais voltando com os valores antigos em busca de melhores costumes autalmente, coisa rara de ser vista. A pessoa ter a clareza “bem… quero fazer, não vou me arrepender, estou certa do que estou fazendo, dane-se a religião”, ok, mas fazer sexo inconsequentemente não é certo, muitas são as consequencias ruins que restam após, como um arrependimento banal…

camila disse:

oieeeeeeee
 eu acho lindo essa coisa de virgindade pois também sou virgem e tenho 17 anos.
 fico triste por saber q a maioria das meninas de hoje, com essa idade já perderam a virgindade… ate por diverção mesmo.
 sou muito feliz e espero sim o cara certo , oq sera meu marido… primeiro e único.
 me dou valor perante a lei de Deus e perante a minha família, ñ tem nada melhor doq esperar a hora certa para ñ ser com qualquer um.

viviane disse:

eu tbem achoO LINDO E PURA a virgindade..e eu pretendo ser virgem até o dia do meu casamento….

camila disse:

fui zuada uma vez pela minha propria amiga, soh pq eu disse pra ela que sou virgem e que continuarei virgem
 ela riu da minha cara e disse que se tivesse a minha idade já teria feito.
 pouco me importei pois minha opinião nunca ira mudar,
 sou o tipo de garota que acredita q pra tudo se tem uma hora.

luciana disse:

perdir minha virgindade com meu ex, e meu namorado sabe.. ja transei com ele com 1 mes de namoro, fico meio assim por isso, pq nao queria q isso tivesse acontecido.. mas ja foi ne.. o problema td é minha mae descobrir, pois p ela isso so depois do casamento!!!

Thuty disse:

Hum… bem… Tenho 20 anos, sou virgem. Meu primeiro namorado (15 anos), não entendia o fato de eu ser virgem com 15 anos. Acontece, que, cada pessoa, independentemente das questões sociais, tem um tempo biologico diferente do outro. Não é uma questão de perda da virgindade, mas de amadurecimento de idéia, de sentir vontade para a coisa e vontade é coisa que dá e passa. Não me arrepnedo de não ter feito algo com ele, pelo contrário. Vejo muitos rapazes, até mesmo uma maigo meu, que repreende essa minha idéia, diz que os homens aproveitam-se da ingenuidade das virgens e depois a deixam de lado. Não concordo. As pessoas são diferentes e, se não se sente bem com uma determinada situação, não deve se submeter a ela.

kaka disse:

eu particulamente acho a virgindade uma coidsa seria e que tem q ser feioto com a pessoa certa, mas também acho que devemos esperar um pouco ate vc se sentir segura de si mesma, eu perdi minha virgindade com quinze anos hoje com 17 sei que foi na hora certa mas poderia ter esperado mais temos q ter responsabilidae.

Fernanda disse:

na minha opinião é que só deve fazer se tu ama mt a pessoa e a pessoa te ama , sou virgem to namorando já a 3 meses quase 4 , pretendemos fazer siiim !!
 amo ele , ele me ama ♥ Pq não fazer ? confio nele , ele confia em miiim , tenho mt tesão por ele … e ele tbm por miiim
 é a pessoa certa pra ti ter um relacionamento sexual , nada melhor de ser com qm tu ama e com quem tu deseja !
 esse papo de ser virgem ate o casamento , é so da boca pra fora , pq quando vcs sintirem o cutuco , quando vcs vão ver jah taão dando KSOAKSAKSOKSAOSAP ‘

Mirian disse:

Eu namoro há 5 meses e a algum tempo ele vem me pedindo , eu nem sei mais o que inventar ou o que dizer. Queriia que alguém me ajudasse dando uma dica de como falar que eu quero me preservaar mais. E cá entre nós naum somos hipócritas e sabemos o quanto homens “necessitam” de sexo. Não o fazer é entregá-lo a outras? e agora?

Paola disse:

eu acho que ser virgem é algo da pessoa de ser guardar ñ pro principe encantado mas para uma pessoa especial ñao um vagabundo qualquer é bom vc se sentir pura eu tenho 16 anos e sou virgem com muito orgulho, ñao é pq a sociedade anda do jeito que anda que eu vou sair transando com qualquer um. espero que muitasd garotas pensem assim´e ñao se deixem levar pela carne e a vontade da vagina ok!

maria disse:

Tenho 16 anos, ainda sou virgem, ja tive muito medo de perde-la e ser discriminada ou coisa do tipo, mas percebi que hoje em dia a virgindade não é mais tão importante, pois os meninos que eu ficam logo que me conhecem acham que eu não sou mais e me tratam bem mesmo assim, lógico que quando eu digo que sou virgem eles ficam mais cuidadosos carinhosos mas isso é pq ele sabem que acabo sendo mais sensivel e que eles devem ter mais cuidado pois ainda não sei o que é uma relação sexual… Acho que essa história de principe encantado é pura bobeira pois eles não existem uma hora ou outra a mascara deles caem… Deve sim ter cuidado usar camisinha e não dar pra qualquer um… outra questão de tempo não quer dizer nada pode acontecer de um menino que vc fica a apenas 1 semana seja mais carinhoso com vc do que um garoto que esta com vc a um ano… em relação aos amigos eu não sofro preconceito por ser virgem pode ter certeza de quem faz isso com vc não é seu amigo…
VIRGINDADE NÃO SIGNIFICA SANTIDADE….
essa é a minha opinião sobre esse assunto…

aline disse:

oii , ainda sou virgem, ja tive muito medo de perde-la e ser discriminada ou coisa do tipo, mas percebi que hoje em dia a virgindade não é mais tão importante, pois os meninos que eu ficam logo que me conhecem acham que eu não sou mais e me tratam bem mesmo assim, lógico que quando eu digo que sou virgem eles ficam mais cuidadosos carinhosos mas isso é pq ele sabem que acabo sendo mais sensivel e que eles devem ter mais cuidado pois ainda não sei o que é uma relação sexual…

andrezza disse:

Oii, tenho 15 anos e estou começando um relacionamento agora ! ele ja tentou algo mais nãp permiti que nada acontecesse e ja deixei tudo as claras, sou virgem e pretendo me guardar pro casamento, mais sinceramente não sei se isso ira acontecer, mais pretendo fazer isso com muita responssabilidade e de preferencia esperar atingir a idade adulta (18 anos) ! assim , ja serei responsável pelos meu proprios atos e não terei que dar satisfações da minha vida a meus pias mesmo que eles não aprovem essa decisão ! tenho muito orgulho de ser virgem e axo que uma mulher virgem é muito mais valorizada, não que isso seja impecilho de uma mulher mais experiente tbm seja valorizada da mesma forma (: Bom, enfim, isso não é coisa do passado, são só coisas que as familias não tem dado tanta importancia como antes ! e lembre-se meninas : tomem cuidado e se previnam sempre, seja contra uma gravidez não desejada ou uma doença ! Beijos (:

Diego Albert

3 Comments

  • 3 amigos meus casaram com mulheres que já tinham dado para outros homens. Resultado, separaram pois elas meteram chifre. Só que uma um dos meus amigos matou

  • Será que só porque perdi a virgindade nenhum homem pode querer se casar comigo??

  • Será que só porque perdi a virgindade nenhum homem pode querer se casar comigo??

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *