A beleza e o lado mistico da cidade piauiense de Monsenhor Gil. Veja fotos

 A beleza e o lado mistico da cidade piauiense de Monsenhor Gil. Veja fotos
Monsenhor Gil (PI) – Uma equipe de reportagem do portal tribunadebarras.com esteve visitando a bonita e mistica cidade de Monsenhor Gil, localizada a 170 quilômetros ao sul de Barras e a 50 quilômetros ao sul de Teresina.
O povoamento do Município girou em torno da vida religiosa do Monsenhor Gil, natural da cidade. Filho de família com boas condições financeiras Monsenhor Gil com apenas 25 anos ordenou-se sacerdote em Roma (Itália). Em 1880 retornou ao Brasil onde foi consagrado Cônego.
Com o falecimento dos seus pais, Monsenhor Gil herdou além de outros bens, a bonita Fazenda Lajes.
Através de leilões, donativos e auxílio do Governo do Estado do Piauí construiu a Igreja do Menino Deus, considerada à época, verdadeiro monumento.
Decorridos alguns anos, doou à Igreja o nome de Natal, a Fazenda Lajes e todo o seu patrimônio, incluisve a casa onde residiam seus pais, hoje a Casa Paroquial.
Depois da doação várias famílias atraídas pela gratuidade da posse da terra, ali se instalaram e construíram casas e estabelecimentos comerciais. Assim surgiu o Povoado Natal.
Em 1884 Monsenhor Gil conseguiu junto às autoridades a elevação do Povoado Natal à categoria de Vila, Freguesia e Paróquia, desmembrando-o das paróquias vizinhas.
Formação administrativa:
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Monsenhor Gil, Lei Estadual Nº 2.533 de 06-12-1963, desmembrado de Teresina
(*) Fotos: Reinaldo Barros Torres
                João Pedro Sales
                Danrley Silva

Diego Albert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *